Sessões

Sessão de esclarecimento gratuita

Na sessão de esclarecimento inicial poderá colocar as suas perguntas e perceber melhor o que é, funciona o coaching e como se pode aplicar no seu caso. Não existe nenhum compromisso em continuar depois desta sessão.

Sessões de coaching individual

Depois da sua sessão de esclarecimento gratuita, é o momento de iniciar o processo de coaching propriamente dito. cada sessão tem uma duração de 60 minutos e o processo em si pode durar entre 6 a 10 sessões.

Marque já a sua sessão de esclarecimento.
Esclareça as suas dúvidas

Perguntas Frequentes

O que o Coaching não é.

Coaching não se trata de dar-lhe sugestões ou conselhos. Não sou um Mentor nem estou qualificada para exercer como psicóloga.

Como Coach, acredito que devemos ajudar as pessoas a ajudarem-se a si mesmas. Oferecer conselhos, opiniões e julgamentos prejudicaria alguns dos princípios mais básicos que estão por trás do conceito de Coaching.

O Coach é uma pessoa que orienta uma outra no seu percurso de vida desde onde essa pessoa está até onde quer chegar.

Como funciona o Coaching?

Diferentes Coaches utilizam modelos diferentes para estruturar as suas sessões. Um modelo popular que eu gosto de usar é o modelo GROW que é um acrónimo para as áreas a explorar na sessão: Goals (Metas/Objetivos), Reality (Realidade), Options (Opções) e Will forward (Compromisso).

Farei perguntas pertinentes, estarei atenta às suas respostas, desafiando-o, sem fazer juízos de valor e sem oferecer qualquer tipo opinião ou conselho.

Existem diferentes tipos de Coaching?

Sim. Existem diversos tipos de Coaching, que os Coaches usam para lidar com situações diferentes. Por exemplo: Coaching Executivo, Coaching de Performance, Coaching Familiar, Coaching para Jovens, etc.

Em que difere o Coaching do acompanhamento Psicológico?

A principal diferença entre Coaching e o acompanhamento Psicológico, é que este foca na origem e nas causas de potenciais problemas psicológicos, enquanto que o Coaching centra-se principalmente no futuro para incentivar o desenvolvimento e o enriquecimento pessoal.

O Coaching e o acompanhamento Psicológico são semelhantes no sentido de que ambos fazem perguntas incisivas ao cliente, por vezes exigindo um profundo exame de consciência. Nenhum dos dois dá opiniões ou conselhos, mas ouvem o que o cliente tem para dizer e direcionaram a conversa com perguntas pertinentes.

No entanto, enquanto que uma sessão de acompanhamento psicológico típico lida-se com as emoções e problemas no passado que afetam o presente, uma sessão de Coaching é focada no futuro e trata de otimizar as oportunidades na vida do cliente para que possa, finalmente, alcançar uma felicidade plena.

O Coaching é como o Mentoring?

Não. Ainda que o Mentoring possua alguns elementos de Coaching, ainda assim difere deste porque o mentor oferece conselhos baseados na sua experiência. Se lhe estão a dizer o que fazer ou como resolver um problema, então não é Coaching.

Durante quanto tempo preciso de trabalhar com um Coach?

Depende de onde está no seu percurso pessoal, onde quer chegar, e o quão rápido quer chegar lá. As sessões de Coaching continuarão enquanto houver benefício para o cliente.

É importante lembrar que muitas técnicas e processos de Coaching podem ser aprendidos e praticados por si próprio. Por mais contra-intuitivo que possa parecer, o meu objetivo enquanto Coach é o de reduzir a dependência do cliente o mais rápido possível – o que mostra que o cliente está a tornar-se mais pro-ativo e que está a aprender a lidar mais eficazmente com novas situações que possam surgir.

Quem mais vai saber o que foi dito?

As sessões de Coaching são completamente confidenciais. Eu concordo e cumpro com o Código de Ética de Coaching da The Coaching Academy e somente em circunstâncias extremas essa confiança será violada. Esta exceção baseia-se se o cliente mostrar intenção de causar dano a si mesmo ou a outras pessoas ou cometer atos criminosos.

O Coaching funciona para todos?

Infelizmente não. O cliente tem que estar disposto a ser responsável pelos seus comportamentos, bem como pelas suas intenções. O cliente tem de querer mudar desde dentro e aplicar as medidas necessárias para consumar essas mudanças.

Coaching exige um compromisso de dia a dia, hora a hora. É muito parecido com o exercício físico, se não for ao ginásio regularmente, não vai conseguir ver os resultados no espelho. É um trabalho sério, mas as recompensas podem ser grandes em termos de auto-estima.

Como posso saber se o Coaching é o mais indicado para mim?

  • Sente que atualmente não está a atingir o seu potencial e sente-se insatisfeito?
  • Existe uma disparidade comparando onde se encontra agora e onde quer chegar?
  • Por vezes sente-se que não tem as habilidades, recursos ou a confiança necessária para seguir adiante com os seus sonhos?
  • Sente-se bloqueado, continuamente adia tomar decisões ou então não consegue manter as decisões tomadas?
  • Está disposto a desenvolver novas ideias?
  • Está disposto a ser responsável por aquilo que deseja?

Se respondeu ‘sim’ a qualquer uma destas perguntas, então o Coaching pode certamente ajudá-lo a atingir o seu potencial.

Quero começar a usufruir do Coaching. Como faço?

Só precisa entrar em contacto comigo para discutir as suas necessidades em profundidade e descobrir como gostaria de fazer Coaching.

CONTACTE-ME